Praia
Especificidades: 5 jogadores num campo de 75 metros de comprimento e 25 metros de largura. Cada endzone, onde começam as equipas, tem 15 metros de comprimento.
É praticado por equipas masculinas, femininas e mistas. É um desporto de não-contacto em que os próprios jogadores que auto-arbitram os jogos.
Este elevado nível de fair-play é possível graças ao Espírito de jogo – uma espécie de código de ética – pelo qual se regem todos os jogadores. O objetivo é levar o disco do outro lado do campo, passando pelos defesas e sem caminhar quando temos o disco na mão.
Mais informações sobre as regras oficiais podem ser encontradas no site da World Flying Disc Federation (WFDF). As regras relativas ao Ultimate de praia podem ser consultadas aqui.
A European Ultimate Federation (EUF) também possui o seu próprio Anexo de Regras para Jogos Indoor.
Especificidades: 5 jogadores num campo de 75 metros de comprimento e 25 metros de largura. Cada endzone, onde começam as equipas, tem 15 metros de comprimento.
Especificidades: 7 jogadores num campo de 100 metros de comprimento e 37 metros de largura. Cada endzone, onde começam as equipas, tem 18 metros de comprimento.
Especificidades: 5 jogadores num campo de 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. O comprimento pode variar de 36m a 44m, a largura pode variar de 18m a 22m.
O Ultimate tem as suas origens nas primeiras utilizações do disco voador. O nome “Frisbee” é devido a uma prática popular entre estudantes da Universidade de Yale que costumavam lançar entre si as formas das tartas fabricadas pela “Frisbie Pie Company”.
Nos anos 1960, o Frisbee evoluiu para um desporto com regras próprias, culminando no surgimento do Ultimate no final da mesma década. O Ultimate é praticado de três formas: Ultimate em praia, Ultimate em relva, Ultimate em pavilhão. Cada modalidade tem as suas especificidades, porém as regras principais são iguais.