Praia
Especificidades: 5 jogadores num campo de 75 metros de comprimento e 25 metros de largura. Cada endzone, onde começam as equipas, tem 15 metros de comprimento.
O Ultimate é praticado por equipas masculinas, femininas e mistas. É um desporto de não-contacto em que os próprios jogadores auto-arbitram os jogos.
Este elevado nível de fair-play é possível graças ao Espírito de jogo – uma espécie de código de ética – pelo qual se regem todos os jogadores. O objetivo é levar o disco do outro lado do campo, passando pelos defesas e sem caminhar quando temos o disco na mão.
Mais informações sobre as regras oficiais podem ser encontradas no site da World Flying Disc Federation (WFDF) e no site da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD). As regras relativas ao Ultimate de praia podem ser consultadas aqui.
A European Ultimate Federation (EUF) também possui o seu próprio Anexo de Regras para Jogos Indoor.
Especificidades: 5 jogadores num campo de 75 metros de comprimento e 25 metros de largura. Cada endzone, onde começam as equipas, tem 15 metros de comprimento.
Especificidades: 7 jogadores num campo de 100 metros de comprimento e 37 metros de largura. Cada endzone, onde começam as equipas, tem 18 metros de comprimento.
Especificidades: 5 jogadores num campo de 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. O comprimento pode variar de 36m a 44m, a largura pode variar de 18m a 22m.
O Ultimate tem as suas origens nas primeiras utilizações do disco voador. O nome “Frisbee” é devido a uma prática popular entre estudantes da Universidade de Yale que costumavam lançar entre si as formas das tartas fabricadas pela “Frisbie Pie Company”.
Nos anos 1960, o Frisbee evoluiu para um desporto com regras próprias, culminando no surgimento do Ultimate no final da mesma década. O Ultimate é praticado de três formas: Ultimate em praia, Ultimate em relva, Ultimate em pavilhão. Cada modalidade tem as suas especificidades, porém as regras principais são iguais.